top of page
Buscar

Economia de custos através da Manutenção Preditiva

Atualizado: 10 de out. de 2022



A vantagem competitiva é uma constante fonte de preocupação e objeto de foco para todos os negócios de manufatura. Alguns dos caminhos mais comuns que as indústrias buscam para se manterem competitivas incluem qualidade superior, atendimento exemplar ao cliente e valor e preços excepcionais. Para fornecer essa última competitividade/custo-benefício, as indústrias geralmente buscam maneiras de reduzir seus custos de produção. Embora buscar eficiências seja sempre uma boa prática, uma confiança excessiva no corte de custos pode prejudicar outras áreas da operação. Na verdade, muitas vezes é igualmente eficaz procurar oportunidades de investimentos operacionais que gerem um ROI positivo. Esses investimentos podem economizar ainda mais dinheiro ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que produzem um impacto positivo em todo o negócio. A manutenção preditiva é uma dessas oportunidades.


Como funciona a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é a prática de usar dados e tecnologia para identificar possíveis problemas de manutenção bem antes que eles levem a interrupções de produção ou defeitos de peças. Com a manutenção preditiva, as instalações podem obter controle sobre o tempo de inatividade, programar a manutenção com mais eficiência e tomar decisões de aquisição e fornecimento mais informadas. A economia de custos de manutenção preditiva vem de todos esses benefícios.


Exploraremos essas economias com mais detalhes na próxima seção. Primeiro, veremos os detalhes de como a manutenção preditiva funciona. Cada uma das tecnologias preditivas abaixo são baseadas no conceito de detecção de pequenas alterações e aberrações em operações normais, que geralmente são indicativas de problemas maiores que estão por vir. Esses métodos incluem:


  • Inspeção Termográfica: Ao monitorar de perto a temperatura nos principais locais do equipamento, o equipamento preditivo pode enviar alertas assim que o maquinário mostrar sinais de mau funcionamento iminente devido ao aumento do calor.


  • Análise de vibração: O monitoramento da vibração do equipamento é uma das maneiras mais confiáveis ​​de determinar se ele está funcionando conforme o esperado. Com base em dados históricos e faixas aceitáveis ​​programadas, podemos identificar o movimento anormal do componente que indica possíveis problemas adicionais.


  • Análise de lubrificantes: A análise regular de lubrificantes (óleos, graxas...) pode detectar se o equipamento está operando conforme o esperado ou se está ocorrendo desgaste ou dano inesperado.


  • Detecção de vazamento por ultrassom: Esta tecnologia pode identificar até mesmo os mais minúsculos vazamentos de gás ou ar do equipamento, o que pode levar ao desligamento do equipamento se não for detectado e tratado adequadamente. Como os vazamentos geralmente não são encontrados até que seja tarde demais, essa tecnologia desempenha um papel fundamental para permitir uma abordagem proativa.


De onde vem a economia de custos de manutenção preditiva?



As economias de manutenção preditiva vêm de várias áreas, graças às informações e ações orientadas por dados que as tecnologias descritas acima fornecem. É importante observar que, embora os investimentos iniciais de custo de manutenção preditiva possam ser maiores do que a manutenção preventiva padrão, as economias descritas abaixo fornecem retornos de curto e longo prazo que só melhorarão à medida que mais dados forem coletados. Na verdade, um estudo de pesquisa recente mostra economias de custo de manutenção preditiva de 18% a 25% apenas em despesas de manutenção, com economia e benefícios adicionais por meio do aumento do tempo de atividade. Continue lendo para saber mais sobre áreas específicas de redução de custos:


  • Tempo de inatividade reduzido: a manutenção preditiva permite que os técnicos e líderes de manutenção preparem e planejem um reparo, tomando medidas como transferir a capacidade para outros equipamentos e programar a manutenção para horários com menor impacto na produção. O tempo de inatividade não planejado é um dos maiores sumidouros de custo na fabricação. A manutenção preditiva pode proporcionar uma grande redução nesta área.


  • Manutenção mais direcionada: A manutenção preditiva adota uma abordagem proativa para resolver problemas reais antes que eles criem problemas de produção. Isso contrasta com a manutenção preventiva (que ocorre independentemente de haver um problema ou não) e a manutenção reativa (que ocorre após uma interrupção da produção). Com o tempo, a manutenção preditiva prova ser o uso mais eficiente e eficaz dos gastos com recursos de manutenção.


  • Maior produtividade: Com mais tempo de inatividade e manutenção mais eficaz, o equipamento é capaz de operar com capacidade máxima e qualidade ideal para uma porcentagem muito maior de seu tempo disponível. Isso fornece melhorias nas principais métricas, como tempo médio até a falha (MTTF) e outras medidas de eficácia.


  • Gerenciamento de estoque mais eficiente: os dados da manutenção preditiva também podem informar o gerenciamento de compras, pedidos e estoque, permitindo uma tomada de decisão mais eficaz por meio de maior precisão na previsão e no uso.


A Detectiva oferece serviços de manutenção preditiva em todas as soluções de manutenção. Com mais de uma década de experiência na melhoria do tempo de atividade, estamos prontos para fornecer a você um plano de manutenção pronto para uso para levar suas operações e lucratividade ao próximo nível. Para obter mais informações, entre em contato com a Detectiva hoje.

Comentarios


bottom of page