top of page
Buscar

"Indústria 4.0: Como a Manutenção Preditiva está revolucionando a produção."

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Problemas acontecem. É a natureza da produção. Mas como você se prepara pode determinar a escala do problema. Se você se posicionar para encontrar os empecilhos antes que eles se transformem em uma pedra no seu sapato, poderá eliminar completamente o risco de interrupção.

É exatamente isso que a manutenção preditiva pretende fazer: aproveitar os dados para que você possa identificar quando e onde um problema pode ocorrer, o que significa que você pode tomar as ações corretivas necessárias.


A manutenção preditiva tem dois casos de uso principais:

  1. Minimizar o risco de falha: ou seja, detectar quando algo não está funcionando e implementar uma correção antes de uma falha;

  2. Encontrar as relações existentes nos dados: ou seja, examinar os dados disponíveis, veja onde estão as anomalias e preveja a alteração dos parâmetros.


Principais conclusões

  • A manutenção preditiva terá um papel fundamental na Indústria 4.0

  • Ele ajudará as empresas a gerenciar melhor as máquinas usando dados

  • Mas os dados não apenas ajudarão a aumentar a eficiência da produção, ajudará no planejamento de manutenção de forma a minimizar o tempo de inatividade, bem como evitar falhas do dispositivo

A soma total do que foi dito acima: a manutenção preditiva ajudará empresas de todos os setores na otimização de processos, economizando tempo e dinheiro.


Como a manutenção preditiva pode transformar a indústria 4.0?


Vamos começar com uma definição: o que é Indústria 4.0 ?

Indústria 4.0 refere-se ao aumento da tecnologia de automação na fabricação. É uma transformação que possibilita o uso de dados coletados por máquinas para possibilitar linhas de produção mais rápidas, flexíveis e eficientes.

Isso está se traduzindo em empresas que produzem produtos de alta qualidade a custos mais baixos. E é uma mudança que não está apenas aumentando a produtividade e mudando a economia. Está promovendo a próxima revolução industrial.

Ainda assim, no centro dessa revolução estão as máquinas. E embora essas máquinas muitas vezes tornem nossas vidas mais fáceis, sua tendência a quebrar é uma dor de cabeça que às vezes pode se transformar em uma enxaqueca em escala industrial.

Sim, a maioria das falhas são bastante inofensivas. No entanto, alguns podem impactar diretamente as vidas humanas. A manutenção preditiva visa evitar esse cataclismo, mas, para isso, precisa de acesso a uma vasta gama de dados.

Graças ao aumento da automação, isso agora é possível — e é por isso que a manutenção preditiva pode transformar a Indústria 4.0.

O que isso significa para as máquinas?

Uma estratégia de manutenção preditiva trata primeiro da prevenção e depois da otimização .

A princípio, ele permite que as linhas de produção simplifiquem a manutenção para evitar possíveis falhas, reduzindo assim o tempo de inatividade geral. Como resultado, pode ajudar as empresas a otimizar a função geral das máquinas.

A abordagem permite que os gerentes praticamente eliminem o risco de um colapso e, assim, removam as consequências negativas que tal interrupção pode trazer.

De fato, a pesquisa da McKinsey & Company mostra como a manutenção preditiva pode economizar até 40% dos custos de manutenção a longo prazo - além de reduzir as despesas de capital com novas máquinas e equipamentos em até 5%.

Isso representa uma economia significativa de custos.

A manutenção preditiva pode ser aplicada em vários contextos. E oferece benefícios significativos - estima que a estratégia típica de manutenção preditiva pode:

  • Redução de custos em 12%

  • Aumente o tempo de atividade em 9%

  • Reduzir os riscos de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade em 14%

  • Estenda a vida útil de um ativo antigo em 20%


O que aprendemos?

Quando você trabalha com máquinas, espera interrupções. Pelo menos, é assim que a vida costumava ser.

Desde o advento da tecnologia de automação, agora é possível quase eliminar o tempo de inatividade — principalmente, graças à manutenção preditiva.

A manutenção preditiva permite que você veja quando algo está prestes a dar errado e tome medidas para garantir que isso não aconteça. Está rapidamente se tornando a pedra angular da Indústria 4.0 e é amplamente aplicável em todo o setor de manufatura.



Comments


bottom of page