top of page
Buscar

"Maximizando a Eficiência e Segurança com a Termografia Industrial: Entenda Como Funciona"


Inspeção termográfica em painel elétrico

Os serviços de inspeção termográfica (termografia) é um dos métodos mais sofisticados aplicados na detecção de anomalias geradoras de calor e se tornaram uma técnica importante na obtenção de confiabilidade e qualidade para equipamentos mecânicos e elétricos por meio da implementação de Programas de Manutenção Preditiva de Equipamentos.

O calor é detectado por uma câmera infravermelha. A câmera traduz o calor em uma imagem visual normalmente chamada de termograma.

A termografia é usada para monitoramento da condição, para otimizar a manutenção e manter a produção funcionando sem problemas e com segurança, com o menor custo possível.

Ele captura como uma distribuição de temperatura esta em uma superfície e pode exibir uma informação visível, a temperatura pode ser medida à distância sem contato com um objeto, além de ser medida em tempo real.


Inspeção Elétrica


As inspeções elétricas por infravermelho encontram pontos quentes causados ​​por defeitos em conexões e componentes. O aumento da resistência e do calor são as principais razões pelas quais a maioria dos componentes elétricos falham. As câmeras infravermelhas detectam esse calor. A varredura infravermelha é usada para inspecionar equipamentos elétricos porque o excesso de calor geralmente é o primeiro sinal de problema (detectável por uma inspeção infravermelha).


As inspeções elétricas por infravermelho normalmente são realizadas como parte de um programa regular de manutenção preditiva. O teste elétrico infravermelho permite a inspeção de uma grande quantidade de equipamentos elétricos em um curto espaço de tempo, em oposição ao método alternativo de inspeção física e aperto de componentes elétricos. A inspeção infravermelha elétrica localiza itens elétricos defeituosos que geralmente não são encontrados durante uma inspeção física.


Benefícios dos serviços de termografia

  1. Identifica rapidamente problemas em sistemas elétricos

  2. Pode ser testado sob carga para evitar desligamentos dispendiosos do sistema

  3. Reduz o tempo de inatividade e os danos aos equipamentos elétricos

  4. Melhora drasticamente a eficiência da manutenção preditiva

  5. Evita falhas catastróficas e dispendiosas do sistema

  6. Permite que engenheiros e gerentes de instalações estabeleçam prioridades de reparo


Inspeção Mecânica


A inspeção de equipamentos mecânicos com termografia abrange uma ampla variedade de sistemas, desde motores, equipamentos rotativos, purgadores de vapor, refratários, níveis de tanques e muito mais. A maioria dessas inspeções enfatiza a realização de medições de temperatura absoluta e, em vez disso, concentra-se na comparação de padrões térmicos gerais para entender a saúde do ativo.


As inspeções de linha de base, em que uma câmera termográfica captura um “mapa térmico” geral de um determinado tipo de equipamento, é um dos usos mais valiosos da tecnologia, pois as inspeções subsequentes são comparadas ao “mapa” original para detalhar quaisquer alterações que possam ocorreram ao longo do tempo. Os exemplos neste artigo representam apenas algumas das muitas áreas em que a inspeção termográfica é utilizada para inspecionar equipamentos mecânicos em uma instalação industrial.


A inspeção de rolamentos é outra aplicação útil para a termografia. A fricção anormal dentro de um rolamento, gerando calor, faz com que a temperatura da superfície do rolamento suba. Essa acentuação térmica, quando detectada, é uma indicação de um possível problema no rolamento, desde lubrificação insuficiente, lubrificação excessiva, manutenção deficiente ou simplesmente rolamento ruim. O infravermelho é especialmente útil para inspecionar equipamentos de baixa velocidade, incluindo transportadores aéreos ou roletes, de forma rápida e fácil.


A termografia também é usada para monitorar temperaturas em isolamento refratário de alta temperatura, como forno rotativo, fornalha ou caldeira. Os padrões térmicos detectados nesses casos podem ser usados ​​para monitorar a condição do isolamento ou até mesmo calcular a espessura do refratário remanescente. Esse tipo de monitoramento é inestimável, pois facilita as interrupções de manutenção planejadas e o reparo de uma área problemática em vez de uma falha catastrófica e cara não planejada.


Benefícios da termografia na manutenção preditiva

  • Não requer contato com componentes ou máquinas

  • Sem tempo de inatividade ou interrupções de produção para testes

  • Imagens visuais fáceis de ler

  • Os dados podem ser enviados para o software para análise posterior


termografia em motor elétrico


Onde pode ser aplicada a inspeção termográfica?


As aplicações da termografia são inúmeras e diversificadas. As aplicações mais comuns que pretendemos neste artigo é o monitoramento de condições em equipamentos mecânicos e elétricos.

  • Compressor

  • Ventilador

  • Rolamentos

  • Bombas

  • Motor

  • Unidades de fusíveis

  • Turbinas

  • Terminal da caixa de junção do motor

  • Interruptores principais do disjuntor/isolador

  • Terminais de circuitos de distribuição UPS / Inversor

  • Vazamento na tubulação

  • Capacitores/ Isoladores

  • Painéis/caixas de distribuição

  • Painéis Elétricos Principais

  • Caixa de junção do cabo do transformador / alternador DG

A termografia infravermelha é uma ferramenta de manutenção preditiva altamente recomendada em quase todos os setores. Você não encontrará outra ferramenta que forneça dados tão precisos e em tempo real sem interromper o fluxo do processo de desligar seus sistemas.


A Detectiva Gestão de Ativos oferece serviço de inspeção termográfica, com mais de uma década de experiência, estamos prontos para fornecer a você um serviço de termografia eficaz, pronto para elevar suas operações e lucratividade ao próximo nível. Para obter mais informações, entre em contato com a Detectiva hoje.

Комментарии


bottom of page